A década dos oceanos

          A década dos oceanos também conhecida como década do oceano foi declarada pelas Nações Unidas em 2017 e será realizada entre 2021 e 2030. Essa década construirá uma estrutura comum para garantir que a ciência oceânica possa apoiar os países na implementação da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável; proporcionará uma oportunidade para criar um alicerce, por meio da interface ciência-política, para fortalecer a gestão dos nossos oceanos e zonas costeiras em benefício da humanidade.

oceano


A década irá proporcionar uma estrutura unificadora para o sistema da ONU, buscando possibilitar que os países atinjam todas as prioridades da agenda 2030 relacionadas aos oceanos, como ajudar países a alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS).

O relatório mundial sobre a ciência oceânica descobriu que a ciência oceanica é responsável por 0,04 a 4% dos gastos em pesquisa do mundo todo; entretanto os estudos dos oceanos vem se tornado uma tendência já que o oceano gera bem estar para humanidade armazenando carbono, produzindo oxigênio, estabilizando o clima e fornecendo recursos alimentares, minerais, energéticos, recreativos e culturais, a década dos oceanos foi idealizada para podermos usufruir desses serviços de maneira consciente e sem prejudicar o maior ecossistema do planeta terra.

Entre em contato com a ocean decade pelo email:oceandecade@unesco.org, no site www.oceandecade.org e siga a hashtag #OceanDecade nas redes sociais e faça a sua parte utilizando menos pláticos de uso único, reciclando materiais e reduzindo o consumo.

 Faça sua parte!


Década do oceano – Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos (usp.br)

Começa a Década dos Oceanos, agenda de força para proteção dos oceanos instituída pela ONU - RES Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem