BOLDO
Quando o assunto são problemas e má disposição estomacais, o primeiro pensamento é tomar logo o Chá de Boldo, já que é um dos remédios caseiros mais antigos para tratar não somente o estômago, como também é excelente para normalizar as funções do fígado geralmente causados por abusos na alimentação.
As folhas do Boldo são encontradas facilmente em mercados, pois é uma planta que apesar de origem chilena, seu plantio é favorável até mesmo em casa cultivada em vasos médios, e as propriedades que possui é devido haver a boldina e os alcaloides em sua composição, responsáveis pelo aumento na secreção da bile, e para quem não sabe, é a substância que é normalmente produzida no fígado, afim de auxiliar a digestão das gorduras ingeridas.
O Chá de Boldo desintoxica o organismo de todo tipo de excesso que possa acontecer durante as refeições, como comidas condimentadas, gordurosas ou apimentadas, assim, como limpa o fígado dos abusos alcoólicos, por esses motivos é indicado para os enjoos provenientes da alimentação.
Este chá pode ser tomado inclusive quando não houver problemas de estômago, mas, querem estar bem-dispostos no dia seguinte logo pela manhã, nesse caso deve ser bebido a noite antes de deitar, sendo que o ideal é consumir de 2 a 3 xícaras por dia sempre após as refeições para ajudar na digestão.
BABOSA A babosa é uma planta utilizada para diversos fins medicinais há muitos anos. Muito utilizada para problemas relacionados com a pele (acne, psoríase, hanseníase, etc), encontram-se relatos do uso entre civilizações antigas como os egípcios, gregos e mesmo citações na Bíblia, deixando claro que era comum o uso desta planta na antiguidade.
A babosa (conhecida cientificamente como Aloe vera) fortalece o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória e antiviral (inclusive inibindo a multiplicação do vírus da AIDS). Algumas pesquisas isoladas mostraram que os oligossacarídeos presentes na babosa ajudam a combater as células malignas. Os princípios ativos se encontram no gel e não na casca.
EVA-CIDREIRA A erva-cidreira, de nome científico Melissa oficinalis, é calmante, diurética e expectorante e, por isso, o chá de erva-cidreira pode ser utilizado como remédio caseiro para acalmar, combater a retenção de líquidos e também é útil para combater o catarro, quando ele é associado ao limão.
Como fazer o chá de erva-cidreira
Para fazer o chá de erva-cidreira é aconselhado usar somente as suas folhas, tanto secas como frescas, pois é a parte da planta que contém todas as propriedades benéficas para a saúde.
Ingredientes
- 3 colheres (de sopa) de folhas de erva-cidreira
- 1 xícara de água
Modo de preparo
Adicione as folhas de erva-cidreira à água fervente e deixe repousar por alguns minutos, devidamente tapado. A seguir, coe e beba de 3 a 4 xícaras deste chá por dia.