Nome científico: Aloe Vera.
Família: liliaceae.
Outros nomes populares: Babosa, caraguataá, aloé.
Origem: Sul da África, regiões quentes da Europa, e América do Sul.
Constituintes químicos: Ácido tânico, acético, gálico e málico, aloina, dapomina, espinefrina, serotonina, tiramina, saponinas, lignina.
Propriedades medicinais: É um limpador natural devido à presença de saponinas. Penetra no tecido graças ao conteúdo de lignina. Anestesia o tecido na zona onde é aplicada, aliviando a dor, mesmo nas camadas mais profundas. É bactericida quando usada em grandes concentrações, durante algumas horas em contato com a bactéria. Pode reduzir hemorragias. É viricida, quando usada em grandes concentrações, durante algumas horas, em contato direto com o vírus. É fungicida, quando usada em grandes concentrações, durante algumas horas, diretamente em contato com os fungos. Devido ao conteúdo do esterol da planta, atual como um antiinflamatório. É antipruriginoso – faz desaparecer o prurido e o ardor. É um hidratante natural – hidrata todas as camadas da pele.Estimula a granulação – divisão celular. As enzimas proteolíticas destroem o tecido morto, limpando a ferida. Ajuda a manter o fluxo sanguíneo, dilatando os capilares. Proporciona uma ampla variedade de vitaminas, minerais, enzimas e aminoácidos, tanto os essenciais como os secundários. É muito eficaz matando cepas virulentas de triconomas vaginais. É anti-séptico e analgésico. É antitóxico e anti-séptico. A Aloe vera aumenta as reservas do corpo para neutralizar distintos venenos animais neurotóxicos e necrosantes.
Indicações terapêuticas: Dor, doenças inflamatórias, como artrites, cortes e feridas.
Uso Medicinal: O boldo possui importantes propriedades curativas, as quais são eficazes no tratamento das enfermidades hepáticas e biliares. Empregam-se as folhas como específico para fazer desaparecer os cálculos hepáticos (pedras no fígado) e as anormalidades das vias biliárias.
No Chile, o boldo é considerado como aperitivo, digestivo, carmitivo e diaforético. Combate a má digestão, fortifica o estômago e os nervos. Combate a insônia, limpa as manchas da pele, especialmente as do rosto causadas por distúrbios do fígado.
grandiosos por ser uma excelente fonte de Fósforo, Ferro, Proteínas, Vitamina C, Vitaminas B1, vitaminas B2, Vitaminas A, antioxidantes que atuam diretamente na prevenção do envelhecimento precoce, flavonóides e taninos. e contribuem para a formação do colágeno e também contra tumores.e ainda é rica em fibras que regulam o intestino grosso e evitam a prisão de ventre. além disso, O Jambo é uma fruta diurética, recomendada para pessoas com problemas nos rins. Jambo tem um gosto bem adocicado e suavemente ácido e o aroma é parecido ao de rosas. Leia mais sobre os Benefícios do Jambo para saúde!