Primeiro passo para entender o que é a pimenta: ela não é um sabor. Embora digamos que tal alimento está apimentado do mesmo modo que dizemos estar salgado, azedo ou doce, apimentado não está neste grupo. O que acontece é que determinados alimentos têm componentes que ativam nociceptores polimodais. Eles estão por todo o corpo, inclusive na boca e no nariz, e têm como uma das funções enviar ao cérebro a mensagem de que você está queimando. Quando você come pimenta, esses nociceptores acham que sua boca está realmente queimando, e seu cérebro entende tudo errado. Ele acha que há fogo, por isso pessoas começam a suar e corações passam a bater mais forte.
. Apimentado não é exatamente um sabor
2. Nem toda sensação de apimentado é igual
Mostarda, wasabi e pimenta — todos dão uma sensação parecida à língua, mas a química por trás de cada um deles é bastante diferente, porque há componentes distintos em cada um. Nas pimentas, há moléculas chamadas alquilamidas. Elas são mais maiores, mais fortes e tendem a ficar na boca por mais tempo. Já mostarda e wasabi têm moléculas menores, chamadas isotiocianatos. Como elas são mais leves, elas sobem para o nariz. É por isso que a pimenta arde a boca, e o wasabi, o nariz.
SAIBA MAIS
Pimenta quebra recorde e recebe o título de mais ardida do mundo
Pimentas só para os fortes — para quem não vive sem o sabor ardido
3. Há níveis diferentes de apimentado
Noni é uma pequena árvore abundante nas a, que muitas vezes cresce entre os fluxos de lava. Historicamente, a Noni foi usada para fazer um corante vermelho ou amarelo ilhas do Pacífico, Sudeste Asiático, Austrália e Índi para as roupas. Também foi usada como medicamento, normalmente aplicada na pele. O nome cientifico da fruta é Morinda Citrifolia.
Algum dos benefícios medicinais aos qual a manga está atrelada é principalmente no uso de xarope contra problemas respiratórios e suas folhas podem ser utilizadas para combater a asma.
Além de muitas outras receitas que podem auxiliar no tratamento de vermes, bronquites, úlceras, gengivites e é um desintoxicam-te natural.
A existência do betacaroteno que no organismo se converte a vitamina A, permite que a manga atue no crescimento dos ossos e na saúde da pele e da visão.
Apesar da pouca quantidade de antioxidante em relação a tantas outras frutas que possuem maior eficácia, seu maior fator medicinal é a prevenção contra o câncer e o equilíbrio dos níveis de colesterol.